top of page
  • Foto do escritorEmerson Moreno

a palavra do profissional

Técnico em Manutenção de Computadores, Saulo Reis fala sobre o assunto..



Atuando no mercado de manutenção desde o ano de 2003, Saulo percebeu a evolução cada vez mais rápida dos computadores e foi se atualizando para dar um melhor suporte para os novos tipos de aparelho que vinham surgindo ano após ano.


Ele conta que em meados dos anos 2000, a maioria dos computadores eram desktops, aqueles com um monitor e uma torre ao lado. Existiam os notebooks, mas não eram tão comuns como é hoje. De lá pra cá houveram inclusões de modelos de aparelhos e nomenclaturas.


Desktops (fixos), notebooks (móveis), netbooks (móveis e reduzidos em largura e cumprimento), ultrabooks (móveis e reduzidos em altura), all in one (fixos com tela integrada), net top (fixos e reduzidos), são só alguns dos diferentes modelos de computadores.


As funcionalidades principais desses aparelhos podem ser as mesmas, mas os cuidados e manutenções são diferentes, lembra Saulo.


Para computadores móveis por exemplo (que hoje em dia são maioria), ele recomenda cuidados extras, pois são aparelhos mais delicados em seus componentes internos e externos, além de estarem sujeitos a uma quantidade maior de acidentes, por serem computadores que são transportados e usados em diversos lugares.


Ele listou algumas dicas para o uso e conservação desse tipo de aparelho:


1. Sempre conectá-lo numa tomada nova e justa, com encaixe perfeito, para evitar curto na sua fonte de energia e danos maiores ao aparelho.


2. Nunca abrir a tampa do aparelho segurando apenas uma das pontas e sim pelo meio da tampa, para evitar sobrecarga de uma das dobradiças e/ou dano a tela.


3. Evitar comer ou beber próximo ao aparelho, pois farelos podem se acumular no teclado e causar dano em um médio prazo, e líquidos podem causar danos mais sérios em um curtíssimo prazo.


4. No uso da fonte de energia, ter cuidado com o seu cabo, para evitar pisões, apertos ou dobras curtas, assim como após o seu uso, sempre preferir enrolar em círculos de maior diâmetro, pois dessa forma se evita danos internos ao cabo.


5. A partir de 1 ano de uso, fazer uma manutenção preventiva do aparelho de ano em ano, principalmente se for utilizado fora de ambiente climatizado, pois pode evitar que uma manutenção preventiva se transforme em uma manutenção corretiva (no geral mais dispendiosa).


Saulo finaliza nos contando que sempre gostou do seu trabalho, pois foi algo com que se identificou logo de cara. Apesar de executar serviços de instalação e configuração de softwares, é da parte de hardware, da parte física do aparelho que ele mais gosta de trabalhar. Desmontar o aparelho, identificar um defeito e resolvê-lo é algo que traz satisfação a ele e por isso ele sempre esteve se atualizando para adquirir conhecimento e trazer soluções necessárias a cada reparo.


Hoje ele mantém um laboratório em casa, onde recebe diversos aparelhos para reparo, oriundos da sua cartela de clientes/parceiros, montada ao longo de anos de trabalho.


Técnico - Saulo Reis de Souza

Formado pelo SENAI - CETIND / Lauro de Freitas-BA (2003)

Reparo em notebooks - CLINOTE / Ssa-BA

Inglês Técnico - Unijorge

Especialista em reparo de gabinete de notebooks

102 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page